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Estratégia muito pesada de Tiago Monteiro no GP do Brasil

Equipa Spyker MF1 arriscou com o piloto português

O Grande Prémio do Brasil da Formula 1, encerrou a temporada o Mundial de Pilotos e Construtores, e Tiago Monteiro concluiu a segunda temporada na disciplina máxima, com o 15º lugar em Interlagos. Depois de uma corrida muito complicada especialmente depois da única paragem nas boxes, os pneus não funcionavam bem com o chassis do Spyker MF1 do piloto português. Queixa que o piloto já tinha revelado nos treinos. Tiago Monteiro conseguiu pelo segundo ano consecutivo ser o piloto da equipa com a melhor classificação, com o nono lugar à beira dos pontos na Hungria, o melhor que a equipa conseguiu esta temporada.

No GP do Brasil, a equipa Spyker MF1 decidiu arriscar uma estratégia de um único Pit-Stop, que o piloto comentou: “esta nossa estratégia só dava um resultado positivo caso o Safety-Car entrasse em pista a meio da corrida. Como isso não aconteceu, e o Safety-Car entrou prematuramente para nós, a nossa aposta não foi tão boa quanto queríamos. Cheguei até ao 13º lugar, quando o meu carro estava mais leve, já que esteve carregado e difícil de guiar na primeira parte da corrida. Foi uma prova em que estive envolvido em várias lutas, por isso deu-me grande prazer. Perdi muito tempo com as bandeiras azuis, mas não queria incomodar a luta pela vitória ou pelo título”, disse.

A parte final do Grande Prémio não foi fácil para o piloto português, muito acarinhado em Interlagos: “Tive um bom fim-de-semana, salvo a pouca sorte na Qualificação. Arriscámos para a corrida e não fosse o segundo set de pneus ser realmente pouco eficiente, acredito que poderia ter um melhor resultado”.

Como fazia a segunda corrida com o mesmo motor Toyota no Brasil, Tiago Monteiro teve de ter alguma cautela pois desde os treinos livres que sentia uma falta de velocidade máxima. Após 37 Grandes Prémios disputados nas duas últimas temporadas, Tiago Monteiro continua a ser detentor de dois recordes Mundiais, que este ano não foram batidos: “Número de corridas consecutivas terminadas no ano de estreia”, e também o “Maior número de corridas terminadas numa temporada de F1, ” duas facetas que estão em nome do piloto português no livro de estatísticas da F1.

“Quero agradecer a todos os elementos da equipa, e principalmente ao Alex Schnaider da Midland e ao Michael Mool da Spyker todo o apoio que tive especialmente este ano. Também devo muito aos patrocinadores, e a todas as pessoas que de alguma forma possibilitaram estas duas épocas na Formula 1”, disse Tiago Monteiro no fim da corrida no Autódromo Carlos Pace em São Paulo.

DCA News, 2006-10-22
 
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