Até que um despiste o obrigou a abandonar a meio da corridaA pista molhada pela chuva, hoje no Grande Prémio da China em Xangai, foi uma oportunidade para Tiago Monteiro confirmar a sua habilidade para guiar o seu Formula Um, ao deixar o seu colega de equipa a mais de um minuto, na altura que estava a fazer uma grande corrida, a ganhar cerca de dois segundos por volta a Albers. No 35º Grande Prémio da sua carreira, Tiago Monteiro cometeu um erro à saída para a pista após o segundo Pit-Stop, ao não conseguir controlar o seu Spyker Toyota, que entrou em pião provocado por um ‘aquaplaning’ e o motor foi abaixo, não tendo o português conseguido voltar a metê-lo a funcionar. Pela primeira vez, Tiago Monteiro abandonou por erro próprio, num local onde outros pilotos tiveram o mesmo problema, mas tiveram a sorte de ficar com o motor ligado e prosseguir a corrida.
Tiago Monteiro, estava a fazer uma das melhores corridas da sua carreira, quer pelos tempos por volta realizados em corrida, quer pelas lutas em que esteve envolvido: “Tenho de assumir que cometi o erro de entrar demasiado rápido para a pista depois do pit-stop, com os pneus para pista seca, fiz um pião e o motor desligou-se. Estava a fazer uma corrida com muito gozo, e estava a correr tudo bem”.
“Já abandonei várias vezes este ano, mas as causas das desistências não foram responsabilidade minha. Hoje no meu 35º Grande Prémio, com a pista em condições difíceis, aconteceu-me o mesmo que a muitos outros pilotos, mas não consegui controlar o carro com pneus para piso seco na pista escorregadia e muito húmida”, confessou o piloto que deve ter batido outro recorde, o de desistir por culpa própria na 35ª participação.
Tiago Monteiro era 17º classificado após o segundo pit-stop, mas a forma com que se destacou de Albers, conseguindo mais de um minuto de vantagem foi um excelente indicador, principalmente para os novos donos da ex-equipa fundada por Eddie Jordan em 1991, e que recentemente mudou de mãos.
“Os pneus Bridgestone com a pista completamente encharcada não são eficientes, mas quando a pista começa a secar têm um comportamento bastante melhor. Foi um fim-de-semana difícil, mas vendo a parte positiva, a prova estava a correr bem. É difícil fazer melhor do que isto, com o material que este ano temos disponível”, explicou o piloto português com mais participações na F. 1. |